Notícias

10mar

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO INICIA OFICIALMENTE TRABALHOS DA TEMPORADA 2014

Segunda edição da semana de estudos integrados definirá o planejamento do ano
Share Share Share Share

O Departamento de Formação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense abriu oficialmente os trabalhos na manhã desta segunda-feira, no lançamento da semana de estudos integrados que delineará o planejamento para a temporada de 2014, realizado no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, no estádio Olímpico.

Com as presenças do assessor de futebol Marcos Chitolina, do executivo de futebol Rui Costa, do coordenador executivo do departamento de formação Júnior Chávare, e do técnico Enderson Moreira, as boas-vindas foram dadas para todos os profissionais do corpo de trabalho responsável pela formação dos atletas de todas as categorias de base do Tricolor.

Logo na abertura, o executivo de futebol Rui Costa ressaltou o trabalho desenvolvido na temporada de 2013 e os reflexos no elenco profissional. “O que vocês estão fazendo aqui no Grêmio é uma revolução no futebol brasileiro. Em menos de um ano e meio vocês, com a coordenação do Júnior Chávare, mudaram o conceito de formação do Grêmio. Hoje temos uma lista da Libertadores com mais de 50% formada por atletas oriundos das categorias de base”, ressaltou.

O técnico gremista Enderson Moreira, com longo histórico na formação de atletas, falou sobre sua experiência no futebol. “Há cinco anos atrás, estava na mesma situação de vocês, trabalhando na formação. Quando trabalho, vejo satisfação no trabalho que desempenho. Neste 15, 16 anos de carreira, sempre encarei com naturalidade o fato de trabalhar com futebol e nunca tive ambição de chegar logo em um time profissional, mas sempre quis participar e ser dedicado na formação de atletas combinando com títulos. É importante que nossos atletas tenham ambição de querer seu espaço com humildade, mostrando qualidade”, comentou.

O coordenador executivo do departamento de formação, Junior Chávare, reafirmou o compromisso de que o corpo de trabalho do setor está diretamente servindo como ferramenta na formação de atletas que irão abastecer o elenco profissional. Em seguida passou aos presentes os conceitos que serão discutidos nos próximos dias. “Nesta nova temporada, temos que manter o bom trabalho realizado na temporada passada no que diz respeito à formação, e seguirmos focados na qualidade extrema dos nossos atletas. A verticalidade dos departamentos acelera o processo de formação e devemos ter intensidade na busca pela qualificação das nossas categorias”, frisou.

Os trabalhos seguirão na terça e quarta-feira desta semana, no estádio Olímpico, com mesas específicas de acordo com cada temática. As trocas de ideias acontecerão entre as comissões técnicas formadas pelos técnicos, preparadores físicos, preparadores de goleiros e escolinha, assim como entre os membros do setor psicossocial, departamento médico e administrativo, com o objetivo de uniformizar os procedimentos para a atual temporada.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.


notícias anteriores